Carrasco indonésio do Estado Islâmico abatido na Síria

Um militante indonésio do grupo fundamentalista Estado Islâmico que aparecia em vídeo de propaganda da organização que mostravam a execução de prisioneiros foi morto na Síria, anunciaram na quarta-feira as autoridades indonésias.

Também conhecido pelo nome de Abu Walid, Muhammad Saifuddin morreu a 29 de Janeiro na província síria de Deir Ezzor depois de ter sido atingido por estilhaços de uma engenho explosivo disparado por um tanque das forças governamentais sírias, adiantou o porta-voz da polícia indonésia, Dedi Prasetyo, à agência France Press.

“Abu Walid era um dos carrascos do Estado Islâmico”, disse Prasetyo, que confirmou que o indonésio figurava em vários vídeos de propaganda publicados pelo grupo.

Para além dos vídeos relativos à execução de prisioneiros, Saifuddin deu a cara em alguns dos vídeos de recrutamento produzidos pelo Estado Islâmico. Num dos vídeos, em bahasa, Abu Walid fazia um apelo aos militantes indonésios para combater sob a bandeira do grupo nas Filipinas caso não conseguissem viajar para o Médio Oriente. Muhammad Saifuddin foi oficialmente designado um terrorista em Agosto do ano passado pelas autoridades dos Estados Unidos da América.

A Indonésia, o maior país muçulmano do mundo, foi palco de uma série de ataques terroristas desferidos por organizações fundamentalistas. Em 2022, um atentado deixou mais de duas centenas de mortos num clube nocturno da ilha de Bali.

Nos últimos anos, centenas de radicais indonésios viajaram para fora do arquipélago com o propósito de combater com o Estado Islâmico na Síria e na cidade de Marawi, no sul das Filipinas. O número de ataques – abortados ou conduzidos – por jihadistas na Indonésia também tem vindo a aumentar.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.