Timor-Leste. Apoio japonês para requalificação do Aeroporto chega em Maio

O Governo japonês prevê assinar em Maio o acordo de apoio a Timor-Leste para a reabilitação de parte do Aeroporto Nicolau Lobato em Díli, no valor de 45 milhões de dólares, anunciou a agência de cooperação nipónica.

Em comunicado, a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA, na sua sigla em inglês) explica que o projecto inclui várias das infra-estruturas do Aeroporto, bem como a estrada de acesso à zona aeroportuária.

O projecto, explica a nota, abrange o terminal internacional de passageiros (e o seu equipamento), com uma zona de construção de 6.700 metros quadrados, a zona de táxis e de estacionamento, a torre de controlo, uma sub-estação de eletricidade e a estrada que liga a cidade ao Aeroporto.

Uma equipa técnica de preparação nipónica esteve em Timor-Leste entre 2 e 9 de Fevereiro e a JICA e a Autoridade Nacional de Aviação de Timor-Leste (ANATL) concluíram uma análise e um relatório preliminar.

Durante a visita, o embaixador japonês em Díli, Hiroshi Minami, e elementos da equipa técnica apresentaram ao primeiro-ministro timorense, Taur Matan Ruak, detalhes do projecto, incluindo os desenhos do novo Terminal e outros espaços que serão alvo de intervenção.

A previsão é que a nota de entendimento bilateral seja assinada em Maio, a construção arranque em Setembro e a obra esteja concluída em 2022.

O Aeroporto Nicolau Lobato é a principal porta de entrada e saída internacional do país. A outra com ligações internacionais é o Aeroporto Kay Rala Xanana Gusmão, em Suai.

Actualmente, há ligações aéreas diárias com Bali e com Darwin e semanais com Singapura.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.