Washington afirma que reuniões em Pyongyang foram produtivas

O enviado especial dos Estados Unidos da América para a Coreia do Norte afirmou este sábado que as reuniões realizadas em Pyongyang, para preparar a segunda cimeira entre os presidentes Donald Trump e Kim Jong-Un, “foram produtivas”.

“As conversas nos últimos dias foram produtivas. A nossa equipa conseguiu abordar áreas de interesse comum e ficou ainda acordado que nos vamos reunir novamente (antes da cimeira)”, disse Stephen Biegun, já em Seul com o representante sul-coreano no diálogo sobre a desnuclearização da península coreana, Lee Do-hoon.

O Presidente dos Estados Unidos da América anunciou a capital do Vietname, Hanói, como o local da cimeira a 27 e 28 de Fevereiro com o líder da Coreia do Norte e afirmou que Pyongyang “tornar-se-á numa grande potência económica”: “Os meus representantes acabaram de deixar a Coreia do Norte depois de uma reunião muito produtiva”, escreveu Donald Trump na rede social Twitter, na sexta-feira, referindo-se ao encontro entre o enviado especial dos Estados Unidos da América para a Coreia do Norte com o seu homólogo Kim Hyok Chol.

O Enviado especial de Washington para a Coreia do Norte esteve em Pyongyang entre quarta e sexta-feira com o seu homólogo Kim Hyok Chol.

A desnuclearização e as alterações nas relações diplomáticas entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, para “construir uma paz duradoura na península coreana”, estiveram no topo da agenda da reunião, de acordo com o Departamento de Estado norte-americano.

“Há ainda trabalho duro pela frente”, até à segunda cimeira dos líderes, disse Stephen Biegun em declarações à agência sul-coreana Yonhap, ressalvando ter convicção que poderão ser alancados “verdadeiros avanços”.

Na histórica cimeira de Singapura o líder norte-coreano prometeu trabalhar para uma “desnuclearização completa da península coreana”, insistindo no fim das sanções económicas impostas ao regime por vários países ocidentais, liderados pelos Estados Unidos da América.

Singapura foi o local da primeira cimeira entre Trump e Jong-un, em 12 de Junho passado.

Trump garantiu que as sanções vão continuar em vigor, enquanto Pyongyang não avançar no processo de desnuclearização. Por outro lado, a Coreia do Norte pediu a assinatura de um tratado de paz com a Coreia do Sul, para ajudar a garantir a sua sobrevivência.

A Guerra da Coreia (1950-53) terminou com um armistício e sem a assinatura de um tratado de paz entre Pyongyang e Seul, o que deixou os dois países tecnicamente em guerra.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.