Moscovo vai preparar juristas para disputas territoriais na Lua

A agência espacial russa, Roscosmos, e a Academia de Ciências da Rússia (ACR) consideram necessário começar a preparar juristas especializados na defesa dos interesses do país em caso de disputas territoriais durante o processo de conquista da Lua e do espaço.

“Consideramos imprescindível elaborar um plano de apoio jurídico aos interesses da Rússia em potenciais litígios territoriais e encarregar às universidades a preparação do número necessário de especialistas em direito espacial”, indicam num documento da Roscosmos e da Academia de Ciências da Rússia divulgado na quinta-feira pela agência oficial russa RIA Novosti.

Estas recomendações foram adoptadas em Novembro do ano passado numa reunião conjunta da Roscosmos e da Academia de Ciências da Rússia dedicada ao Programa Nacional de Investigação e Conquista da Lua.

O antigo director do Instituto de Tecnologias Espaciais Gennady Raijunov explicou que a necessidade de contar com juristas especializados em direito espacial  surge no encalço de uma tendência recente: nos últimos anos, algumas empresas reivindicaram quer territórios, quer recursos lunares.

“Companhias dos Estados Unidos da América e de outros países tentaram e tentam vender parcelas na Lua. A isto é preciso dar uma resposta do ponto de vista jurídico”, ressaltou Raijunov em declarações à RIA Novosti.

Raijunov abordou também “o assunto da extração de minerais na Lua” e  do problema associados à apropriação de eventuais recursos minerais existentes no subsolo lunar: “Há um conjunto de coisas que não se encontram reguladas”, recorda Raijunov.

Por outro lado, o tratado sobre o espaço exterior, ratificado por mais de cem países, afirma no seu artigo 11 que a Lua “não pode ser alvo de apropriação nacional mediante reivindicações de soberania, por meio do uso ou da ocupação, nem por nenhum outro meio”.

Em Janeiro passado, o responsável da Roscosmos, Dmitri Rogozin, anunciou que a Rússia retomou o seu programa lunar e que em 2021 vai enviar uma nave ao satélite natural da Terra.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.