Dinamarca expulsa funcionários da Huawei por situação irregular

As autoridades dinamarquesas expulsaram dois trabalhadores da subsidiária local da empresa tecnológica chinesa Huawei, por terem violado as leis de residência e permissão de trabalho, informaram na segunda-feira as autoridades policiais.

As detenções dos dois funcionários, cuja identidade não foi revelada, aconteceu após uma inspecção de rotina, na quinta-feira passada, na sede da empresa em Copenhaga, tendo sido detectado que as duas pessoas não tinham documentos de autorização de residência e permissão de trabalho em ordem.

As autoridades dinamarquesas dizem que este caso não está relacionado com as alegações que vários Governos têm feito contra a Huawei, por alegadamente levarem a cargo acções de espionagem a favor do Governo chinês.

A Huawei, fundada por um ex-engenheiro do exército chinês, Ren Zhengfei, é suspeita ainda de estar a provocar problemas de segurança nacional em vários países, através do seu ‘software’ de rede 5G que está a instalar em telemóveis da marca.

Na semana passada, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos da América apresentou uma queixa criminal contra a Huawei, por violar sanções contra o Irão e por roubar segredos comerciais de uma empresa rival norte-americana, no âmbito de uma investigação que já levou o governo dos Estados Unidos a pedir ao Canadá a detenção da directora financeira da empresa (e filha do fundador), Meng Wanzhou, quando esta transitou num aeroporto canadiano.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.