Arqueólogos descobrem meia centena de múmias a sul do Cairo

Um grupo de arqueólogos egípcios descobriu uma necrópole faraônica com cerca de meia centena de múmias. O achado, descoberto em Minya,  a sul do Cairo, remonta à era Ptolemaica, disse o Ministério das Antiguidades egípcio no sábado.

As múmias, 12 das quais eram crianças, foram descobertas dentro de quatro câmaras soterradas, situadas nove metros abaixo  da superfície, no sitio arqueológico Tuna El-Gebel.

A identidade e o perfil societário das múmias ainda são desconhecidos, disse Mostafa Waziri, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades: “Não encontramos nomes escritos em hieróglifos”, disse o responsável, acrescentando que era óbvio, pelo método de mumificação, que os indivíduos cujos restos foram encontrados teriam, até certo ponto, ocupado posições importantes ou de prestígio.

Visitantes, incluindo embaixadores de vários países, reuniram-se no local onde quatro dezenas de múmias estiveram expostas aquando do anúncio da descoberta. Algumas das múmias foram encontradas embrulhadas em linho, enquanto outras foram colocadas em caixões de pedra ou em sarcófagos de madeira.

A descoberta arqueológica foi a primeira a ser anunciada em 2019 e foi realizada por uma missão conjunta do Centro de Pesquisa para Estudos Arqueológicos da Universidade de Minya.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.