Universidade de Lisboa atribui Honoris Causa a Alexis Tam

A Universidade de Lisboa vai atribuir o título de Doutor Honoris Causa ao Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, Alexis Tam Chon Weng, pelo seu contributo para o desenvolvimento da Educação e do ensino da língua e cultura portuguesas.

Alexis Tam Chon Weng é o actual Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura da Região Administrativa Especial de Macau da República Popular da China e tem a tutela da Educação, Cultura, Desporto, Saúde, Acção Social, Segurança Social e Turismo.

Nascido em Julho de 1962, no Myanmar, estudou na República Popular da China, em Portugal e na Escócia e “tem promovido políticas activas de incentivo ao ensino e aprendizagem da língua portuguesa em escolas públicas e privadas do ensino não superior onde o número de alunos e de professores de Português duplicou”, de acordo com um comunicado da Universidade de Lisboa.

A mesma tendência tem sido seguida nos cursos superiores leccionados e ligados à língua portuguesa, em termos de alunos matriculados.

Entre outras medidas, Alexis Tam Chon Weng criou em 2016 um programa de financiamento destinado à elaboração de materiais científicos e pedagógicos para apoio ao ensino da língua portuguesa.

Ao abrigo deste programa foram publicadas mais de duas dezenas de obras e realizadas várias conferências internacionais. A sua acção no âmbito do ensino e aprendizagem da língua portuguesa ultrapassou o espaço de Macau, incrementando o apoio às instituições de ensino superior da China, Tailândia, Vietname, Coreia do Sul e Japão, nomeadamente através da formação de professores, da mobilidade de docentes de língua portuguesa e da difusão de materiais pedagógicos.

Em 2014, por ocasião do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, foi condecorado com a Ordem do Infante D. Henrique.

A cerimónia de atribuição do título de Doutor Honoris Causa vai ter lugar no dia 11 de Março, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.