Washington e Pyongyang preparam nova cimeira de líderes

Delegações dos Estados Unidos da América e da Coreia do Norte participaram esta sexta-feira numa reunião não anunciada em Estocolmo, para preparar uma nova cimeira entre os líderes dos dois países, informou o ministério dos negócios estrangeiros sueco.

O encontro incluiu o vice-ministro dos negócios estrangeiros da Coreia do Norte, Choe Son Hui, e um enviado especial norte-americano, Stephen Biegun, e foi observado ainda pela ministra dos Negócios Estrangeiros sueca, Margot Wallstrom, segundo informou a porta-voz da chancelaria sueca, Diana Kudhaib.

“Trata-se apenas de uma reunião informal, com especialistas internacionais”, explicou Kudhaib.

A Suécia mantém relações diplomáticas com a Coreia do Norte desde 1973 e é um dos poucos países ocidentais com embaixada neste país.

O encontro em Estocolmo acontece no dia em que o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, se reuniu em Washington com o antigo chefe da espionagem norte-coreana Kim Yong Chol, igualmente para preparar uma segunda cimeira entre o Presidente Donald Trump e o líder coreano Kim Jong-un.

Donald Trump tem falado várias vezes sobre a possibilidade de uma nova cimeira, e tem trocado várias cartas com Kim Jong-un para aprofundar a negociação da cimeira de 2018.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.