O “bullying” no palco pela mão do Teatro da Areia Preta

“Era uma vez na Selva” tem por base a fábula do  Leão e do Rato, mas a mensagem que veicula é inequivocamente contemporânea. O Teatro da Areia Preta recorre à narrativa de Esopo para abordar as pressões a que estão sujeitas uma em cada dez crianças em idade escolar. Hoje e amanhã no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Macau.

A fábula do Leão e do Rato, escrita há mais de 2500 anos por Esopo, sobe hoje e amanhã ao palco do Pequeno Auditório do Centro Cultural de Macau pela mão do Teatro da Areia Preta, numa adaptação da narrativa clássica que aborda um problema que afecta uma em cada dez crianças em idade escolar, o bullying.

Intitulada “Era uma vez na Selva”, a peça tem como principal protagonista um pequeno e frágil ratinho que luta para encontrar o seu lugar, depois de ser vítima de actos fortuitos de maldade da parte dos outros animais: “Creio que é um tema com o qual muitas crianças se identificam. Vítima de abusos despropositados infligidos por animais de maior dimensão, o ratinho só começa a ver a sorte mudar quando ajuda o rei da selva”, explicou Maíra Belati, em declarações ao Expediente Sínico.

Actriz e professora de artes dramáticas, Belati integra o grupo de doze actores e actrizes que dão corpo a “Era uma vez na Selva”. Encenada com o patrocínio da Fundação Macau, ao abrigo do programa de espectáculos para cidadãos, a peça tem como público alvo crianças e jovens com idades compreendidas entre os dois e os 14 anos e conjuga teatro físico, marionetas e acrobacia com o propósito de fazer passar a mensagem de que não é possível medir o valor da gratidão pelo tamanho ou pelo estatuto do benfeitor: “É  um espectáculo dirigido à infância. Visualmente é uma história muito interessante, porque junta à narrativa marionetas, música e acrobacias com tecido acrobático. Tem tudo para cativar dos mais pequenos aos maiorzinhos”, explica Maíra Belati, responsável também pela cenografia e pela concepção dos adereços utilizados nos espectáculos.

“Era uma vez na Selva” sobe às 19 horas ao palco do Pequeno Auditório do Centro Cultural de Macau, num espectáculo que se volta a repetir amanhã às 11:30 e às 15 horas. Os bilhetes custam 100 patacas e podem ser adquiridos no local ou através do portal macauticket.com.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.