China julgou canadiano suspeito de tráfico de droga

Um tribunal da província de Liaoning, no nordeste da República  Popular da China, julgou este sábado um cidadão canadiano, acusado de tráfico de droga, num período de crescente tensão com o Canadá, que deteve uma influente executiva chinesa.

Num comunicado publicado no portal oficial do Tribunal Popular Superior de Liaoning, o julgamento de Robert Lloyd Schellenberg decorreu  este sábado à tarde.

A imprensa local refere que Schellenberg foi detido na posse de uma “quantidade surpreendente” de droga, mas não detalhou qual o tipo de droga ou a quantidade específica.

Segundo o Código Penal chinês, o tráfico, importação, transporte ou fabrico de ópio, numa quantidade superior a um quilo, ou de 50 gramas de heroína e outros narcóticos, pode ser punido com pena de morte ou prisão perpétua.

Em Dezembro de 2009, a China executou o britânico Akmal Shaikh, apanhado com mais de quatro quilos de heroína.

Pelas contas do Governo chinês, o país tinha 2,5 milhões de toxicodependentes, em 2017, entre os quais 60 por cento consumiam drogas sintéticas e 38 por cento opiáceos. A China é o país mais populoso do mundo, com cerca de 1.400 milhões de habitantes.

Considerada um “demónio social”, a droga está associada ao chamado de “século de humilhação nacional”, iniciado com a derrota da China na “Guerra do Ópio” (1839-42).

O julgamento de Robert Lloyd Schellenberg ocorreu também numa altura de crescente tensão entre Pequim e Otava, face à detenção pelas autoridades canadianas, no início deste mês, da directora financeira da gigante chinesa das telecomunicações Huawei, Meng Wanzhou.

Meng foi detida em Vancouver, a pedido dos Estados Unidos, por suspeita de que a Huawei tenha exportado produtos de origem norte-americana para o Irão e outros países visados pelas sanções de Washington, violando as suas leis.

Após terem ameaçado o Canadá com “graves consequências”, caso não libertasse Meng, as autoridades chinesas detiveram Michael Kovrig, antigo diplomata do Canadá, e Michael Spavor, empresário que organiza viagens turísticas e eventos desportivos na Coreia do Norte, ambos acusados de “prejudicarem a segurança nacional da China”.

Na semana passada, a China confirmou a detenção de uma professora canadiana, no terceiro caso do género, por “trabalhar ilegalmente” no país.

Meng foi, entretanto, libertada sob fiança por um tribunal canadiano.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.