Cerca de 4500 alunos aprendem português nas escolas de Macau

Cerca de 4.500 alunos do ensino não superior estão a aprender português em Macau, com 90 professores distribuídos por dezenas de instituições. Os dados foram esta quarta-feira divulgados pelo Governo local.

Em instituições de ensino privado, o número de alunos a aprender português duplicou na última década, referiu a fonte da Direção dos Serviços de Educação e Juventude (DSEJ), em conferência de imprensa.

De acordo com a DSEJ, só nas escolas privadas do território existem actualmente meia centena de professores destacados para leccionar português. No entanto, também “as escolas públicas têm vindo a promover o ensino bilingue”, com 40 professores disponíveis para ensinar a língua portuguesa, frisou a entidade.

Quanto ao ensino superior, a tendência é também de crescimento. Dados avançados à agência Lusa em Outubro indicam que o número de alunos de português no Instituto Politécnico de Macau (IPM) cresceu 66,7 por cento em três anos, um aumento que mesmo assim não consegue responder à procura.

“Podemos ver esta tendência”, de crescimento, afirmou à data a nova directora da Escola Superior de Línguas e Tradução (ESLT) do IPM, Han Lili, apontando para a necessidade de mais “cursos de português que possibilitem o aprofundamento dos conhecimentos da língua e da cultura dos países de expressão portuguesa”.

No ano lectivo 2016/2017, cerca de 300 alunos estavam a aprender português naquele instituto.

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.