Governo Central vai facilitar cooperação com Macau e Hong Kong

A garantia foi ontem dada em Pequim por He Lifeng, presidente da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma do Governo Central num simpósio que avaliou o contributo de Macau e de Hong Kong para a abertura da República Popular da China. Pequim quer as duas Regiões Administrativas Especiais a investir mais no Continente e na iniciativa “Uma Faixa, Uma Rota”.

O Governo Central vai criar novas oportunidades para o desenvolvimento das Regiões Administrativas Especiais de Hong Kong e de Macau e elevar a um novo patamar os mecanismos de cooperação com o propósito de promover benefícios mútuos para as populações das três regiões, disse este domingo um alto dirigente de Pequim.

O Executivo chinês vai apoiar o processo de edificação do projecto da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau, ao procurar rentabilizar as vantagens comparativas de cada uma das três regiões, ao mesmo tempo que reforça a interconexão ao nível das infra-estruturas entre as três regiões.  A garantia foi este domingo dada na capital chinesa por He Lifeng, Director da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, num simpósio em que participou o Chefe do Executivo, Fernando Chui Sai On.

He instou as duas Regiões Administrativas Especiais a encorajar uma maior concertação entre os respectivos planos de desenvolvimento, bem como a impulsionar a transformação do tecido económico tanto na República Popular da China, como em Hong Kong e em Macau.

As empresas da RAEM e da RAEHK são ainda encorajadas a investir no Continente de forma a promover mecanismos de diversificação económica e a contribuir para uma melhoria ao nível da competitividade, disse o responsável pela Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma.

He Lifeng exortou ainda os Executivos de Macau e de Hong Kong a ser parte activada da iniciativa “Uma Faixa, Uma Rota” e a explorar conjuntamente oportunidades de investimento além-fronteiras.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.