Jornalismo. Victor Mallet impedido de entrar em Hong Kong

O editor da secção Ásia do Financial Times, Victor Mallet, foi impedido de entrar no território vizinho, depois de ter sido sujeito a um interrogatório que se prolongou por várias horas. As forças de segurança de Hong Kong asseguram que a decisão foi tomada de acordo com a lei.

As autoridades da vizinha Região Administrativa Especial de Hong Kong impediram esta sexta-feira a entrada de um jornalista do Financial Times no território vizinho, poucas semanas depois de lhe ter sido retirado o visto de trabalho válido para a antiga colónia britânica.

De acordo com o jornal Financial Times, o editor da secção Ásia, Victor Mallet, foi impedido de entrar na Região Administrativa Especial de Hong Kong depois de ter sido interrogado durante várias horas quando tentava regressar ao território.

Em Outubro, o visto de trabalho de Mallet foi-lhe retirado pelas autoridades depois de o jornalista, que residia na cidade, ter organizado um debate no Clube da Imprensa Estrangeira em que participou o líder de um partido político local que defende a independência da região.

Quando o jornalista foi expulso, em Outubro, as autoridades de Hong Kong não justificaram a decisão.

Hoje, após ter sido recusada a entrada ao jornalista, foi difundida uma declaração oficial referindo que a medida foi tomada de acordo com a lei em vigor na vizinha Região Administrativa Especial.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.