Instituto Politécnico estreita cooperação com Universidade Zambeze

O protocolo assinado entre as duas instituições de ensino superior prevê o desenvolvimento de um parceiria na formação de docentes, o intercâmbio de alunos e a cooperação em cursos de pós-graduação. O memorando contemplo ainda a possibilidade do IPM e da Universidade moçambicana poderem vir a cooperar na área da investigação científica.

 

O Instituto Politécnico de Macau e a Universidade moçambicana Zambeze vão desenvolver uma parceria na formação de docentes, intercâmbio de alunos e cooperação nos cursos de pós-graduação, disse esta terça-feira à agência Lusa uma responsável Han Lili.

Um dos projectos destacados é a possibilidade de cooperação na área da investigação científica, sublinhou à agência Lusa a directora da Escola Superior de Línguas e Tradução (ESLT) do Instituto Politécnico de Macau (IPM).

Em relação à formação de docentes, Han Lili argumentou que “a troca de professores durante um período interessa aos docentes das duas instituições de ensino superior, especialmente aos professores dedicados aos estudos africanos ou asiáticos”.

Em Moçambique existem actualmente cerca de um milhar de doutorados, “pelo que o esforço de desenvolvimento da qualificação é uma prioridade nacional”, de acordo com o Instituto Politécnico de Macau.

No que diz respeito às áreas nas quais o IPM dará formação aos professores moçambicanos, a directora do ESLT sublinhou a indicação dada pelo reitor da Universidade Zambeze, Nobre Roque, ao apontar como prioridade “a qualificação do docente nas áreas da língua, cultura, literatura e eventualmente informática”.

O intercâmbio de alunos terá ainda de ser estudado para se encaixar “melhor a situação real e a sua viabilidade”, disse Han Lili.

Para já o IPM tem programas de intercâmbio de alunos com o Instituto Politécnico de Leiria, Universidade de Pequim e Universidade de Língua e Cultura da China.

 

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.