Burlas custaram mais de oito milhões de renminbi a jovens chineses

Cerca de oito dezenas de estudantes da República Popular da China e da vizinha Região Administrativa Especial de Hong Kong perderam mais de oito milhões de renminbi em burlas telefónicas. A vítima mais jovem tinha apenas 14 anos e perdeu cerca de 300 mil dólares de Hong Kong.

Mais de 80 alunos do interior da China Continental e de Hong Kong perderam, nos últimos quatro meses, mais de 850 mil euros em burlas telefónicas, informou no sábado o jornal South China Morning Post.

Só entre Julho e Outubro, os valores perdidos na sequência deste tipo de fraude foram superiores aos registados nos primeiros seis meses do ano, de acordo com as autoridades citadas pelo jornal.

Os burlões fazem passar-se por agentes da polícia, um esquema que já é recorrente na região. Uma jovem, estudante do primeiro ano da universidade de Hong Kong, perdeu em meados de Setembro mais de 100 mil euros, depois de a terem intimidado com falsas acusações.

De acordo com a mesma publicação, a vítima mais jovem tinha apenas 14 anos e foi burlada em mais de três mil euros. A adolescente terá sido convencida a transferir o dinheiro para uma conta bancária na República Popular da China.

Um total de 82 estudantes, incluindo 48 do interior do Continente, encontravam-se entre as 138 pessoas enganadas nos últimos quatro meses, na República Popular da China e na vizinha Região Administrativa Especial de Hong Kong.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.