Coreia do Norte ameaça retomar o desenvolvimento de armas nucleares

A hipótese foi ontem avançada por Pyongyang e é justificada com a insistência dos Estados Unidos nas sanções económicas dirigidas contra o Governo norte-coreano. A Coreia do Norte poderá vir a justificar a reactivação do programas nuclear se Washington não mudar de posição.

A Coreia do Norte avisou, na sexta-feira, que poderá reactivar uma política de estado dirigida a fortalecer o seu arsenal nuclear se os Estados Unidos da América não suspenderem as sanções económicas contra Pyongyang.

O comunicado divulgado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, na noite de sexta-feira, surge por entre um clima de desconforto entre Washington e Seul, entre a aplicação de sanções e a pressão para que a Coreia do Norte renuncie ao seu programa nuclear.

O ministério avisa, na mesma nota, que a Coreia do Norte poderá trazer de volta a sua política de avançar, simultaneamente, com a sua força nuclear e o desenvolvimento económico, isto se os Estados Unidos da América não mudarem de posição.

No mês passado, a Coreia do Sul voltou atrás na proposta de levantar algumas sanções unilaterais contra Pyongyang, para criar espaço diplomático, depois do Presidente Donald Trump afirmar que Seul não poderia “fazer nada” sem a aprovação de Washington.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.