Morreu Jin Yong, o mais lido dos escritores de Hong Kong

Jin Yong, pseudónimo literário de Louis Cha, faleceu na terça-feira num hospital da vizinha RAEHK. Autor de “Nasce um Heróis”, Yong vendeu mais de trezentos milhões de livros por todo o mundo e era por vezes apelidado de “O Tolkien chinês”.

O escritor chinês Jin Yong, de 94 anos, de quem, recentemente, foi editado em Portugal “Nasce um Herói”, morreu na terça-feira à tarde num hospital da vizinha Região Administrativa Especial de Hong Kong, noticiou o jornal South China Morning Post.

O escritor, pseudónimo literário de Louis Cha, era um dos autores chineses mais lidos em todo o mundo. “Nasce um Herói” foi editado em Setembro último pela ASA, e é o primeiro livro da saga “Lendas dos Heróis do Condor”.

“Apesar de originalmente publicado nos anos 1950, em Hong Kong, e de ser o primeiro de muitos livros que tornaram o autor numa lenda na China, ‘Nasce um Herói’ só chegou ao Ocidente em 2018, quando foi publicado em Inglaterra e noutros países, incluindo Portugal” afirma a editora portuguesa, em comunicado enviado à agência Lusa.

De acordo com a mesma fonte, “a imprensa ocidental comparou a obra de Jin Yong aos grandes clássicos da literatura de fantasia da nossa cultura, tais como ‘O Senhor dos Anéis’, e levou a que o famosíssimo autor fosse apelidado de ‘Tolkien chinês’.

A acção de “Nasce um Herói” decorre em 1205, quando a China imperial está à beira do colapso, enfraquecida pela invasão da dinastia Jurchen Jin, e é protegida apenas por guerreiros solitários. O herói, Guo Jing, nasceu na Mongólia, denominada o Reino do Meio, para onde a sua mãe, grávida dele, fugiu, depois de o Exército de Jin ter matado o seu pai: “Nas origens de Guo inscreve-se a história de dois homens heróicos cuja amizade perdurará além da morte e ecoará tragicamente nos destinos dos seus dois filhos. Rodeado por heróis e vilões – Ke Zhen’e, um guerreiro cego, Lótus Huang, uma jovem lutadora disfarçada de rapaz ou o temível casal composto por Dois Ventos Fétidos – Guo não imagina que o seu futuro está apenas a começar”, adianta a ASA.

Segundo a editora do grupo LeYa, Jin Yong aborda “temas intemporais e universais – o Bem e o Mal, amor e sacrifício, honra e engano – e apresenta um herói em cujo caminho se encontra a salvação do mundo”.

Jin Yong é o pseudónimo literário de Louis Cha. A sua série de romances ‘wuxia’ – fantasia e artes marciais – é “considerada um clássico da literatura moderna, e serviu também de inspiração a séries de televisão e videojogos”, afirma a editora portuguesa em comunicado.

Segundo a mesma fonte, “estima-se que os seus livros já tenham vendido mais de trezentos milhões de exemplares em todo o mundo”.

O autor recebeu o grau de oficial da Ordem do Império Britânico, pelo Reino Unido, e o de cavaleiro da Legião de Honra, pela França, entre outras distinções.

 

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.