Encefalopatia associada à gripe matou criança de quatro anos

A menina, que faleceu na noite de domingo, vivia em Zhuhai e frequentava o Jardim de Infância da Escola de Fukien. Os Serviços de Saúde ordenaram que o estabelecimento de ensino suspenda as aulas até sexta-feira para que as salas de aulas e outros espaços comuns sejam desinfectados.

A Direcção dos Serviços de Saúde pediu ao Jardim de Infância da Escola de Fukien para suspender as aulas pelo menos até sexta-feira com o propósito de desinfectar as salas de aulas e os espaços reservados a actividades no estabelecimento de ensino, depois de uma menina de quatro anos, aluna da instituição, ter falecido devido a uma encefalopatia associada a gripe.

A criança, que residia em Zhuhai mas frequentava a turma K2B do jardim de infância, deslocou-se à região de Shunde a 25 de Outubro para visitar familiares. No dia seguinte, e depois de ter adoecido com febre e outros sintomas, a menina foi assistida no Hospital Kiang Wu, onde lhe foi diagnosticada uma infecção aguda do trato respiratório superior.

A 27 de Outubro, em Zhuhai, a menina foi acometida de convulsões e foi encaminhada para o Hospital de Gongbei e posteriormente transferida para o Hospital de Mulheres e Crianças de Zhuhai, onde acabaria por falecer no domingo à noite.

O resultado do teste rápido associado à gripe foi positivo, mas não foram disponibilizados dados sobre a estirpe contraída pela criança. A menina faleceu com uma encefalopatia associada à gripe.

As autoridades de Zhuhai informaram também os Serviços de Saúde de que a aluna possuía uma doença cardíaca congénita e que terá recebido há um ano a primeira dose da vacina contra a gripe, mas não chegou a receber a segunda.

A Direcção dos Serviços de Saúde assegura, em comunicado, que a criança não regressou ao Jardim de Infância depois de ter adoecido, mas sete outros alunos da mesma turma – quatro do sexo masculino e três do sexo feminino – foram diagnosticados com gripe. Dois foram internados no Hospital Kiang Wu, onde um ainda permanece devido a tosse grave. Durante o dia de ontem, o organismo liderado por Lei Chin Ion foi ainda notificado para três outros casos de infecção colectiva de gripe.

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.