Shinzo Abe quer melhores relações com Pequim

De visita à capital chinesa, o Chefe do Governo nipónico mostrou-se esperançada de que os laços com a República Popular da China possam passar da competição à cooperação. Shinzo Abe esteve esta sexta-feira reunido em Pequim com o homólogo chinês, Li Keqiang.

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, afirmou esta sexta-feira, em Pequim, que tem esperança no estreitamento dos laços com a República Popular da China, para que as relações passem da “competição à cooperação”, numa referência a anos de tensão em torno de questões territoriais.

Shinzo Abe reuniu-se com o homólogo chinês, Li Keqiang, no Grande Palácio do Povo, na primeira visita bilateral de um líder japonês a Pequim em quase sete anos.

Li anunciou a assinatura de acordos entre firmas chinesas e japonesas, num valor conjunto de 18 mil milhões de dólares norte-americanos, assinalando o “futuro brilhante” para a cooperação entre os dois países, numa altura em que a liderança de Donald Trump, nos Estados Unidos, ataca as práticas comerciais dos dois países asiáticos, rivais históricos.

Cerca de 500 líderes empresariais japoneses acompanham Abe na visita a Pequim, que inclui a organização de um Fórum China-Japão para cooperação em terceiros países, “à luz da crescente influência internacional da República Popular da China e da ida de empresas chinesas para o exterior”, explicou fonte do Governo nipónico aos jornalistas, esta semana, na embaixada do Japão em Pequim.

Após o encontro com Li Keqiang, o primeiro-ministro japonês vai reunir-se com o Presidente da China, Xi Jinping.

As visitas de alto nível entre os dois países estavam suspensas desde 2012, quando o Japão nacionalizou as ilhas Senkaku (Diaoyu para os chineses), no mar do Leste da China, levando a protestos violentos no Continente e a uma queda do investimento japonês no país vizinho.

As relações entre Pequim e Tóquio continuam a ser marcadas pelo persistente ressentimento da China relativamente à invasão e à ocupação do país pelo Japão, durante a Segunda Guerra Mundial e a uma grande rivalidade pela influência política, militar e económica na Ásia.

No entanto, as trocas comerciais entre o Japão e a China atingiram cerca de 300 mil milhões de dólares (263 mil milhões de euros), no ano passado. Desde fabricantes de automóveis a processadores de alimentos, os grupos japoneses são importantes actores no mercado chinês.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.