Radiação. Especialista pede ao Japão que não permita mulheres e crianças em Fukushima

Baskut Tuncak lembrou que os níveis de radiação na região de Tohoku continuam acima do que é considerado seguro. O investigador, afiliado à ONU, critica a decisão do Governo japonês de incentivar o regresso de crianças e mulheres às áreas próximas da central de Fukushima .

Um especialista em direitos humanos da Organização das Nações Unidas apelou ao Governo japonês que pare de fazer regressar crianças e mulheres em idade reprodutiva para as áreas próximas da central nuclear e Fukushima, onde os níveis de radiação continuam elevados.

Baskut Tuncak, investigador independente sobre substâncias perigosas e resíduos, afirmou que os níveis de radiação continuam acima do que é considerado seguro, e que a decisão das autoridades nipónicas em permitir a concentração de crianças e mulheres perto da central nuclear é profundamente preocupante e pode ter um impacto potencialmente grave na saúde das crianças.

O Japão está a começar a revitalizar as zonas adjacentes à central nuclear, porque segundo os reguladores nipónicos os níveis de radioactividade já se encontram adequados.

Em 11 de Março de 2011, um sismo de magnitude 9,1 na escala de Richter gerou um ‘tsunami”. O abalo, que atingiu as cidades de Sendai e Fukushima, na região de Tohoku, no nordeste do Japão, causou mais de 18.500 mortos e centenas de milhares de desalojados.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.