Santos Silva destaca momento “auspicioso” das relações com a China

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Governo de Lisboa rematou ontem, na capital chinesa, a deslocação oficial de quatro dias que fez à República Popular da China e que o trouxe no sábado a Macau. Santos Silva assegurou que a visita de Xi Jinping a Portugal, em Dezembro, será corada de êxito.

O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, destacou esta segunda-feira, em Pequim, o momento “particularmente auspicioso” nas relações com a República Popular da China, numa deslocação que serviu para preparar a visita do Presidente chinês, Xi Jinping, a Portugal.

“As relações entre os dois países atravessam um momento particularmente auspicioso”, disse Augusto Santos Silva a Yang Jiechi, membro do Gabinete político do Comité Central do Partido Comunista Chinês, durante um encontro em Zhongnanhai, sede oficial do governo chinês, a oeste da Cidade Proibida.

O responsável português garantiu que a visita de Xi a Portugal, agendada para 4 e 5 de Dezembro, “será coroada de todo o êxito”: “Vai ser o assinalar da excelência das relações políticas e diplomáticas entre os nossos países, assim como do desenvolvimento da relação económica entre Portugal e a China”, afirmou Santos Silva, no mesmo dia, durante uma reunião com o homólogo chinês, Wang Yi.

“É uma visita à qual damos muitíssima importância”, afirmou.

Augusto Santos Silva agradeceu ainda o apoio da China às candidaturas de António Guterres, para secretário-geral das Nações Unidas, e António Vitorino, para director-geral da Organização Internacional das Migrações.

A última visita de um chefe de Estado chinês a Portugal foi em 2010, quando o então presidente chinês, Hu Jintao, visitou Lisboa.

Entretanto, a República Popular da China tornou-se um dos principais investidores em Portugal, comprando participações em grandes empresas das áreas da energia, seguros, saúde e banca, enquanto centenas de particulares chineses compraram casa em Portugal à boleia dos vistos ‘gold’.

Em 2017, as trocas comerciais entre os dois países fixaram-se nos 5,60 mil milhões de dólares, com as exportações chinesas a somarem 3,48 mil milhões de dólares e vendas de Portugal à China a ascenderam aos 2,12 mil milhões de dólares, uma subida homóloga de 34,69 por cento.

Em declarações à agência Lusa, Santos Silva revelou que as negociações para autorizar a exportação de carne de porco para a China estão na “fase final”: “Já foi realizada uma missão técnica chinesa, para verificar in loco, em Portugal, a conformidade dos matadouros portugueses envolvidos nesta operação com as respetivas normas sanitárias. Do nosso lado também já enviamos os documentos necessários, para que as autorizações possam ser concluídas”, disse.

A República Popular da China é o maior consumidor do mundo de carne de porco, que é parte essencial da cozinha chinesa, compondo 60 por cento do total do consumo de proteína animal no país

Augusto Santos Silva considerou que a “abertura do mercado chinês significará um incremento qualitativo do valor” das exportações agroalimentares, acrescentando que “abrirá certamente o caminho para outras exportações em áreas em que a agricultura portuguesa é muito competitiva, como a área das frutas”.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.