Agressão entre alunos filmada na Escola Luso-Chinesa Técnico-Profissional

O vídeo, que foi colocado nas redes sociais, mostra uma aluna do estabelecimento de ensino a ser agredida por colegas. A agressão já foi comunicada pela Escola ao núcleo de acompanhamento de menores da Polícia Judiciária, que está a investigar a ocorrência.

A Polícia Judiciária anunciou esta terça-feira que abriu uma investigação para averiguar responsabilidade no caso do vídeo, postado nas redes sociais, que mostra uma aluna de um estabelecimento de ensino do território a ser agredida por colegas, noticiou a emissora em língua chinesa da Rádio Macau.

A Ou Mun Tin Toi adianta ainda que as forças de segurança já contactaram a estudante e o seu encarregado de educação. A Judiciária recorda que as agressões físicas constituem uma ofensa à integridade física das vítimas e lembra que o crime é punido com pena de prisão efectiva ou a pena de multa a ela equivalente.

A Direcção dos Serviços de Educação e Juventude (DSEJ) também já reagiu à ocorrência. O organismo adianta que, mal tomou conhecimento do caso, a direcção da Escola Luso-Chinesa Técnico-Profissional comunicou o incidente ao núcleo de acompanhamento de menores da Polícia Judiciária, bem como “prestou apoio aos encarregados de educação na denúncia do caso à Polícia Judiciária para tratamento futuro”.

O estabelecimento de ensino disponibilizou ainda serviço de aconselhamento quer a alunos, quer a encarregados de educação. Os Serviços de Educação e Juventude garantem ainda que vão continuar a acompanhar o caso com grande atenção e aconselhou a Escola Luso-Chinesa Técnico-Profissional a destacar “dirigentes responsáveis” para facultar o devido acompanhamento ao caso. O organismo exige que a escola reforce as medidas preventivas no sentido de evitar a violência no mesmo escolar e apresente um relatório sobre o incidente com a maior brevidade possível: “A DSEJ presta a maior atenção ao crescimento saudável dos alunos, e continua a estar atenta ao caso, apoiando a escola no reforço dos trabalhos de gestão da segurança escolar, e criando, em conjunto, um ambiente seguro para os estudos e o crescimento dos alunos, de modo a que os alunos e encarregados de educação não fiquem preocupados”, escreve a Direcção dos Serviços de Educação e Juventude na nota de imprensa que fez chegar às redacções.

O organismo lembra também que a ofensa à integridade física é um crime grave, podendo ser punido com pena de prisão ou multa e etiquetado como antecedente criminal, pelo que insta os alunos a não infringirem a lei.

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.