Marcelo Rebelo de Sousa vai “retribuir brevemente” visita de Xi a Portugal

A garantia foi este sábado avançada, no território, por Augusto Santos Silva. O Ministro dos Negócios Estrangeiros do Governo de Lisboa assegurou, numa conferência de imprensa em que apenas foi colocada uma questão, que Marcelo Rebelo de Sousa deverá retribuir brevemente a visita que o presidente chinês, Xi Jinping, efectua a Portugal em Dezembro.

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, disse este sábado que o líder chinês vai estar em Portugal a 4 e 5 de Dezembro e que o Presidente da República de Portugal vai “retribuir brevemente” a visita de Estado com uma deslocação à República Popular da China.

As declarações de Santos Silva foram realizadas no final da 5.ª Reunião da Comissão Mista Macau-Portugal, que decorreu na sede do Governo, numa conferência de imprensa na qual só foi permitido colocar uma questão ao Ministro, que chefiou a delegação portuguesa, e ao chefe do executivo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), Chui Sai On.

Nos últimos anos tem-se verificado uma intensificação “do relacionamento político e diplomático” entre Portugal e a China, sublinhou o governante português: “Esperamos ansiosamente a visita de Estado do Presidente chinês Xi Jinping a 4 e 5 de Dezembro”, acrescentou.

Augusto Santos Silva adiantou ainda que o Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, vai estar em Novembro na China.

O ministro dos Negócios Estrangeiros chefia uma delegação numa visita oficial à China que teve início na sexta-feira e termina este domingo, em Pequim. A delegação inclui o secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, o embaixador de Portugal em Pequim, José Augusto Duarte, o director-geral de Política Externa do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Pedro Costa Pereira e o presidente do conselho de administração da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Luís Castro Henriques.

Hoje, Santos Silva copresidiu à 5.ª Reunião da Comissão Mista Macau-Portugal, para analisar os resultados das relações bilaterais e perspectivar o aprofundamento da colaboração entre a RAEM e Portugal.

A Comissão Mista Macau-Portugal foi estabelecida pelo Acordo Quadro de Cooperação entre a RAEM e Portugal. A última reunião tinha tido lugar em Portugal, em 2016.

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.