Director do Gabinete de Ligação terá cometido suicídio

Zheng Xiaosong morreu na noite de sábado, depois de ter caído do prédio onde morava em Macau, anunciou em comunicado o Gabinete para os Assuntos de Hong Kong e Macau do Conselho de Estado. O organismo adianta na mesma nota de imprensa que o principal representante do Governo Central no território “sofria de depressão”.

O director do Gabinete de Ligação do Governo Central no território, Zheng Xiaosong, faleceu na noite de Sábado depois de ter caído do edifício onde residia em Macau, anunciaram este domingo as autoridades chinesas.

Num comunicado esta manhã emitido, o Gabinete para os Assuntos de Hong Kong e Macau do Conselho de Estado adiantou ainda que Zheng, de 59 anos, “sofria de depressão”. O comunicado não adianta, no entanto, detalhes relativamente às circunstâncias em que ocorreu a morte do principal representante do Executivo de Pequim no território.

Zheng Xiaosong assumiu o cargo de director do Gabinete de Ligação do Governo Central em Setembro do ano passado e era membro do Comité Central do Partido Comunista, o mais amplo dos organismos que integram o núcleo do poder no Continente.

“Os líderes do Governo Central confiaram aos camaradas da organização do Gabinetete para os Assuntos de Hong Kong e Macau para viajarem para a RAEM e expressarem condolências à família de Zheng”, adianta ainda o Executivo de Pequim.

De acordo com uma fonte do Gabinete de Ligação do Governo Central em Macau citada pelo jornal South China Morning Post, Zheng terá trabalhado durante o dia de ontem, tendo recebido representantes de um “think tank” local no seu Gabinete.

Zheng Xiaosong fez parte do grupo de trabalho da República Popular da China que discutiu com o Reino Unido o processo de reforma política em Hong Kong nos anos que antecederam a transferência de soberania da antiga colónia britânica. Entre 1993 e 1996, exerceu as funções de secretário de Jiang Enzhu, antigo vice-director do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Governo de Pequim.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.