Chui Sai On em Zhuhai para a inauguração da Travessia do Delta

O Porta Voz do Governo confirmou na sexta-feira que Fernando Chui Sai On vai marcar presença, na terça-feira, em Zhuhai, na inauguração da Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau. Na cerimónia deve estar também presente o presidente da República Popular da China, Xi Jinping.

O chefe do executivo, Fernando Chui Sai On, deslca-se na terça-feira à cidade chinesa de Zhuhai para marcar presença na cerimónia de inauguração da nova Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau, confirmaram as autoridades do território.

De acordo com um comunicado divulgado pelo Gabinete do Porta-voz do Governo na sexta-feira, a cerimónia de abertura vai decorrer no Edifício do Posto Fronteiriço de Zhuhai, da nova ponte.

A Travessia receberá os mesmos veículos no dia seguinte às 09:00 da manhã, de acordo com a mesma nota.

A nova infra-estrutura vai alargar “a dimensão e a escala do mercado para Macau, além de oferecer novas oportunidades de negócio a empresas e investidores e promover uma melhor integração” do território “na estratégia nacional de desenvolvimento”, refere-se no comunicado.

O Governo de Macau destacou a importância da nova ponte no projecto da Grande Baía, um projecto que visa criar uma metrópole mundial a partir dos territórios de Hong Kong, Macau e nove localidades da província de Guangdong (Cantão, Shenzhen, Zhuhai, Foshan, Huizhou, Dongguan, Zhongshan, Jiagmen e Zhaoqing), com mais de 60 milhões de pessoas.

As autoridades de Hong Kong, Macau e Zhuhai realizaram, no final do mês passado, três dias de testes na ponte, cujos resultados foram enviados para Pequim e determinaram a data da inauguração da infraestrutura.

O troço principal da travessia mede 29,6 quilómetros, com uma secção em ponte de 22,9 quilómetros e um túnel subaquático de 6,7 quilómetros, numa extensão total de 55 quilómetros.

A construção começou em 2011 e previa-se a abertura para 2016, mas vários problemas, como acidentes de trabalho, uma investigação de corrupção, obstáculos técnicos e derrapagens orçamentais obrigaram a um adiamento da inauguração.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.