Japão. Exportações recuam pela primeira vez desde 2016

Na origem da derrapagem poderão ter estado os vários desastres naturais que afectaram o arquipélago ao longo dos últimos meses. No mês de Setembro, as exportações caíram 1,2 por cento face ao mesmo mês do ano passado.

O Japão registou um excedente comercial de 1.077 milhões de euros em Setembro, mês em que as exportações caíram 1,2 por cento em relação a igual período do ano passado, marcando o primeiro declínio desde 2016, informou esta quinta-feira o Governo nipónico.

A descida das exportações ocorre na sequência de vários desastres naturais no país, afectado também por um clima de incerteza face às tensões comerciais entre a República Popular da China e os Estados Unidos.

Por seu turno, as importações subiram sete por cento em Setembro, de acordo com os dados divulgados pelo Ministério das Finanças.

No mês passado, pelo menos 44 pessoas morreram na sequência de um um sismo de magntiude 6,7 que atingiu a ilha de Hokkaido, no norte do país, dois dias depois de um tufão ter devastado a região oeste de Osaka.

As duas catástrofes seguiram-se a fortes inundações, em Julho, no sudoeste do Japão, que provocaram mais de 120 mortos.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.