Japão. Meteorito atingiu edifício no final de Setembro

Do tamanho de uma mão e com um peso de aproximadamente 550 gramas, o corpo celeste caiu no telhado de uma casa na cidade Komaki a 26 de Setembro. Trata-se do 52º meteorito a cair em território nipónico e o primeiro desde 2003, quando um corpo celeste similar caiu na cidade de Hiroshima.

Investigadores japoneses confirmaram esta terça-feira que, pela primeira vez em mais de 15 anos, um meterorito atingiu um edifício residencial, anunciou o Museu Nacional de Ciências Naturais do Japão.

Trata-se de uma rocha do tamanho de uma mão e de aproximadamente 550 gramas. O meteoro foi baptizado com o nome de “Meteorito de Komaki” em alusão à cidade do centro de Japão onde foi encontrado por um morador, depois do objecto ter atingido o telhado da casa onde o homem mora.

O meteorito caiu em Komaki a 26 de Setembro e, desde então, foi analisado por cientistas do citado Museu Nacional para determinar a sua origem e a sua composição, conforme noticiou nesta terça-feira o jornal japonês “Asahi”.

Os especialistas confirmaram que a rocha procede do espaço e que tem uma idade estimada em 4.600 milhões de anos, similar à origem do sistema solar.

O último caso de um meteorito que caiu sobre um edifício no Japão ocorreu em 2003 em Hiroshima, no oeste do país. Até ao momento, caíram no total 52 meteoritos no arquipélago nipónico. Os corpos celestes foram reconhecidos pela Meteoritical Society, a organização internacional de referência na matéria.

O “Meteorito de Komaki” vai agora ser enviado para a organização, com sede nos Estados Unidos, para que seja incluído no registo global dos corpos celestes que caíram na Terra.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.