Coreias querem ligar estradas e ferrovias dos dois países

As autoridades de Seul e de Pyongyang vão reunir-se até ao final do ano para analisar uma proposta que visa conectar as ferrovias e as rodovias de ambos os países. A possibilidade foi hoje anunciada pelo Ministério da Unificação da Coreia do Sul.

Os Executivos de ambas as Coreias acordaram realizar um evento inédito no final de Novembro ou início de Dezembro relacionado com um ambicioso projecto para conectar as suas ferrovias e redes viárias, informou esta segunda-feira o Ministério da Unificação da Coreia do Sul.

A Coreia do Norte a Coreia do Sul concordaram também em realizar conversações militares para discutir a redução das tensões nas fronteiras e a criação de um comité militar conjunto destinado a manter a comunicação, bem como a evitar crises e eventuais confrontos acidentais.

As Coreias acordaram ainda em prosseguir conversações entre as autoridades desportivas no final de Outubro para discutir planos de enviar equipas combinadas para as Olimpíadas de Verão de 2020 e fazer um esforço para garantirem a organização conjunta dos Jogos de Verão de 2032.

Finalmente, as duas Coreias decidiram promover reuniões da Cruz Vermelha em Novembro, de forma a organizarem encontros por videoconferência entre familiares idosos separados pela Guerra da Coreia (1950-1953).

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.