Hong Kong. Ex-deputada pró-democracia afastada de eleições

As autoridades da antiga colónia britânica rejeitaram a candidatura ao Conselho Legislativo de Lai Siu-lai, antiga deputada pró-democrata que defendeu publicamente a auto-determinação de Hong Kong. A decisão foi contestada de imediato por activistas e por organizações de defesa dos direitos humanos.

O Governo da vizinha Região Administrativa Especial de Hong Kong rejeitou, na sexta-feira, a candidatura de uma ex-deputada pró-democracia às eleições para oConselho Legislativo, numa decisão que foi imediatamente contestada por activistas e grupos de direitos humanos.

De acordo com o jornal South China Morning Post, Lau Siu-lai foi impedida de concorrer às eleições para o Conselho Legislativo agendadas para 25 de Novembro por já ter defendido a auto-determinação da antiga colónia britânica.

A organização não-governamental (ONG) Hong Kong Watch, que monitoriza as liberdades e o Estado de direito no território, referiu que a decisão comprova que existe “uma avaliação política de candidatos de quem Pequim não gosta” que “viola o direito de participar em eleições justas e livres”.

Na noite de sexta-feira, Lau e uma dúzia de activistas pró-democracia protestaram no exterior da sede do Governo de Hong Kong e marcharam até ao gabinete da Chefe do Executivo do território, Carrie Lam, de acordo com o mesmo jornal.

Em Setembro, o partido separatista de Hong Kong foi oficialmente proibido pelo Governo do território, numa decisão sem precedentes.

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.