Sulawesi. Operações de resgate prolongadas por 24 horas

O anúncio foi feito ao final da tarde de quinta-feira pelo porta-voz da agência indonésia de resposta a catástrofes. Sutopo Purwo Nugroho adiantou que o Governo ouviu a população e decidiu prolongar as operações de busca por um período de 24 horas. O número de vítimas mortais foi hoje revisto para 2073, de acordo com o responsável.

As autoridades indonésias prolongaram esta quinta-feira por 24 horas as operações de resgate dos desaparecidos devido ao sismo seguido de tsunami que atingiu a ilha de Sulawesi no final de Setembro e que causou mais de 2.000 mortos.

O porta-voz da agência indonésia de resposta a catástrofes, Sutopo Purwo Nugroho, disse numa conferência de imprensa que as operações foram prolongadas por um dia e que terminarão na sexta-feira, depois das autoridades terem anunciado que as buscas seriam suspensas ao final da tarde de quinta-feira. Nugroho adiantou que o prolongamento se deve “aos pedidos dos moradores”.

Oficialmente o número de desaparecidos ascende a 680, mas os responsáveis admitem que possam ser vários milhares dado que centenas de casas foram engolidas pela terra. A organização Save the Children na Indonésia disse que podem estar desaparecidas até 1.500 crianças.

A presidente da organização, Selina Sumbung, referiu que o fim da missão de busca é aceite de “coração pesado”.

A agência indonésia de resposta a catástrofes disse que o balanço de mortos subiu esta quinta-feira para os 2.073, com a maioria das vítimas a ser registada em Palu, capital da província de Sulawesi Central. Nugroho disse que a avaliação do custo da reconstrução ainda está a ser feita, adiantando que o “período de reconstrução deverá ser de 2019 a 2021”.

Um sismo de magnitude 7,5 atingiu Sulawesi no passado dia 28, tendo sido seguido de um tsunami.

De acordo com a ONU, cerca de 200 mil pessoas precisam de assistência humanitária urgente e foram vários os países que fizeram chegar o seu apoio às autoridades indonésias. Em Macau, a Caritas também não ficou indiferente à tragédia, tendo angariado 700 mil patacas, que fez chegar à Caritas Internacional.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.