Organizações timorenses querem santuário para baleias e golfinhos

Treze organizações não-governamentais entregaram esta quinta-feira uma declaração conjunta ao Governo de Díli em que pedem que as autoridades do mais jovem país asiático façam uma aposta séria no ecoturismo e avancem para a criação de santuários para observação de baleias e golfinhos. A protecção do ambiente marinho, dizem, é sinónimo de sustentabilidade económica para a população timorense.

Várias organizações timorenses pediram esta quinta-feira às autoridades para que reforcem a protecção do ambiente marinho de Timor-Leste, consolidando a região como um santuário para baleias e golfinhos, essencial para um modelo de ecoturismo sustentável.

“Apoiamos fortemente a protecção de nossos oceanos e ecoturismo como parte de planos para uma economia mais diversificada e sustentável”, referiram as organizações não-governamentais (ONG), notando que uma grande percentagem da população “já depende da vida marinha e costeira para alimentação, nutrição e rendimento familiar”.

“Se desenvolvido apropriadamente, com base nos esforços existentes do Governo, a observação de baleias e o ecoturismo têm o potencial de trazer benefícios económicos significativos para as comunidades locais”, de acordo com uma declaração conjunta das organizações não governamentais que fizeram chegar o apelo ao Governo.

A declaração é assinada por 13 organizações timorenses, entre elas, a La’o Hamutuk, a Haburas Foundation – Friends of the Earth TL, a PERMATIL, o HASATIL Network e o Movimentu Hadomi Natureza (Mohana).

Assinaram também o documento a Conservation Flora and Fauna, a Tafon Green Association, a HAK Association, a Rede ba Rai, o Kdadalak Sulimutu Institute, o Movimentu Tasi Moos, a Oxfam em Timor-Leste e a RENETIL.

A declaração foi publicada na véspera da chegada a Díli do ministro dos Negócios Estrangeiros japonês, Taro Kono, numa altura em que Tóquio tem desenvolvido intensas negociações em vários países para levantar a proibição da caça à baleia: “Considerando os recentes movimentos do Governo do Japão em apoio à caça das baleias, estamos preocupados que a questão possa surgir durante a visita do ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão a Timor-Leste”, indicaram no texto.

“Desejamos deixar claro o nosso forte apoio a que Timor-Leste permaneça um santuário para as baleias e os golfinhos”, sublinharam as treze organizações.

As ONG destacaram “o ambiente natural único e o património valioso” do país e sublinharam o apoio do Governo timorense ao desenvolvimento do ecoturismo marinho e à protecção da vida marinha.

Um sinal desse apoio foi a aprovação, em Conselho de Ministros, do “Plano de Desenvolvimento para uma Economia Sustentável do Ecoturismo Marinho em Timor-Leste” para transformar o país numa “referência em turismo de mergulho e observação de baleias no Sudeste Asiático”.

A aposta na diversificação económica e em políticas sustentáveis, que salvaguardem o “frágil património ambiental natural” timorense, podem ajudar a gerar grandes potenciais no país, defenderam: “Juntamente com o nosso ambiente agrícola essencialmente orgânico, jardins de permacultura, belas praias e recifes de corais vibrantes, baleias e golfinhos fazem parte do nosso tesouro nacional, marcando Timor-Leste como único no mundo e aumentando as possibilidades de impulsionar o turismo nacional e internacional”, referiram. “O ecoturismo marinho, no entanto, só pode florescer se formos capazes de administrar os nossos recursos adequadamente e proteger as nossas baleias e os golfinhos das várias ameaças que enfrentam, como a caça comercial e os detritos plásticos”, advertiram.

Tais ameaças foram destacadas em Setembro em Florianópolis, no Brasil, na reunião da Comissão Baleeira Internacional (CBI), organização de 89 países responsáveis pela conservação das baleias.

Nesse encontro, o Japão apresentou uma proposta controversa, apoiada por 25 outros membros, que procurava remover a proibição a longo prazo, promovendo, em vez disso, “uma coexistência” entre conservação e caça comercial. A proposta foi rejeitada.

“Timor-Leste deve estar em solidariedade com os membros da CBI que procuraram proteger baleias e golfinhos. Devemos nos opor à chamada ‘pesca sustentável de baleias’ porque na verdade isso não existe”, de acordo com a declaração. “Baleias e golfinhos são mamíferos, não peixes, e são caçados, não pescados. Precisamos garantir que as nossas políticas nacionais combatem o forte ‘lobby’ pró-caça às baleias”, concluiu.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.