Semana Dourada. Metade da população chinesa fez-se à estrada

Um total de 726 milhões de cidadãos chineses realizaram viagens domésticas durante os sete primeiros dias do corrente mês. Só a província de Guizhou – uma das mais pobres da República Popular da China – foi visitada por 49 milhões de turistas durante o período em questão.

Mais de metade da população chinesa viajou dentro do país e gastou, no conjunto, 75.200 milhões de euros, durante as viagens, entre 1 e 7 de Outubro, período da chamada “Semana Dourada” de Outubro.

Nos sete dias em questão, um total de 726 milhões de chineses realizaram viagens domésticas. Com cerca de 1.400 milhões de habitantes, a China é o país mais populoso do mundo.

De acordo com o Ministério Chinês do Comércio, durante aquela semana, os sectores da restauração e retalho facturaram 1,4 biliões de yuan, sobretudo em comida orgânica, têxtil, televisões de alta definição ou veículos.

Durante o último dia de férias, 15,2 milhões de pessoas viajaram de comboio, de acordo com o operador nacional China Railway Corporation, que reforçou as ligações ferroviárias com 800 novas ligações ferroviárias durante aquele período.

Fotografias difundidas nas redes sociais chinesas mostram uma densa massa humana ao longo de várias secções da Grande Muralha, uma das principais atracções turísticas da República Popular da China.

Mas dados publicados pela agência noticiosa oficial Xinhua colocam a província de Guizhou – uma das mais pobres do país – entre os destinos mais visitados, com um total de 49 milhões de turistas, uma subida homóloga de 37,6 por cento..

Em Guizhou, que fica no sudoeste da China, habitam dezenas de minorias étnicas chinesas, incluindo os Miao, os Dong, os Shui e os Bouyei, enquanto grande parte da província continua intocada pelo intenso processo de urbanização que transformou, nas últimas décadas, o litoral chinês.

No entanto, o aplicativo chinês dedicado ao exercício físico WeRun, que colecta o número de passos dados pelos utilizadores, revelou que, durante a ‘semana dourada’, 21 milhões de utilizadores caminharam menos de 100 metros, em média, por dia.

A maioria desta população nasceu depois de 1980 e vive sobretudo em Guangdong, uma das mais prósperas províncias chinesas, situadas no sul do país.

Entre 1 e 7 de Outubro, 6,63 milhões de chineses viajaram para fora do país, mais 9,8 por cento do que durante o mesmo período do ano passado, segundo dados difundidos pela televisão estatal CCTV.

Tailândia, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Rússia, Canadá, Estados Unidos, França e Reino Unido estão entre os destinos mais visitados.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.