Filme sobre Camilo Pessanha exibido na extensão a Macau do Doc Lisboa

“Pé San Ié – O Poeta de Macau”, realizado por Rosa Coutinho Cabral, tem estreia prevista para o dia 19 de Outubro em Lisboa. No território, o filme será exibido na Cinemateca Paixão, a 5 de Novembro, no âmbito da extensão ao território do Doc Lisboa.

O filme “Pé San Ié – O Poeta de Macau”, inspirado na vida e obra do poeta Camilo Pessanha, vai ser exibido na extensão de Macau do Festival Internacional de Cinema DocLisboa.

Depois da primeira exibição no DocLisboa, prevista para 19 de Outubro, o filme faz a sua estreia asiática a 5 de Novembro, na Cinemateca Paixão, na extensão do festival português dedicado ao documentário, que é organizada em Macau pelo Instituto Português do Oriente (IPOR).

Trata-se de um projecto da realizadora Rosa Coutinho Cabral e da produtora Maria Paula Monteiro, rodado inteiramente em Macau, em 2017. O filme foi este ano finalizado.

A mesma dupla é a responsável pelo documentário “Camilo Pessanha – 150 anos”, que será exibido em Macau no auditório Dr. Stanley Ho, sustentado pelo depoimento de investigadores, biógrafos e historiadores, na sua maioria ilustres figuras de Macau.

De acordo com a produtora, nesse documentário surgem as várias dimensões do homem e não só do poeta, revelando-o como jurista eminente, republicano, maçom, professor, sinólogo, coleccionador, tradutor e falante de chinês, oscilando sempre entre dois eixos: o mundo a Ocidente, onde nasceu, e a Oriente, onde viria a morrer.

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.