Pompeo no Japão antes de deslocação a Pyongyang

O secretário de Estado do Executivo liderado por Donald Trump reúne-se hoje com Shinzo Abe, antes de seguir para Pyongyang. Na Coreia do Norte, Mike Pompeo vai reunir-se com Kim Jong-un para tentar acelerar as condições para uma segunda cimeira entre Trump e o líder norte-coreano.

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, disse este ábado, no início de uma deslocação de três dias à Ásia que inclui a Coreia do Norte, que espera acelerar as condições para uma segunda cimeira entre Donald Trump e o líder norte-coreano.

As palavras de Pompeo foram proferidas em Tóquio, primeira etapa da visita que levará o secretário de Estado norte-americano até Pyongyang para um encontro com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, para tentar acelerar o processo de desnuclearização da península coreana

O objectivo é “construir uma confiança suficiente” entre os inimigos históricos para avançar em direção à paz, afirmou Pompeu. Em relação à segunda cimeira, entre Kim e Trump, Pompeo minimizou as expectativas de uma possível conclusão dos preparativos.

“Duvido que seja uma conclusão, mas sim o início do desenvolvimento de opções para [definir] o local e a data”, disse.

O responsável norte-americano vai encontrar-se ainda com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe. Pompeu segue hoje para a Coreia do Norte e depois para a Coreia do Sul e a República Popular da China.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.