Tufões. Serviços de Alfândega vão adquirir veículos anfíbios

A aquisição foi ontem justificada por Ng Kuok Heng com a eficácia dos veículos na resposta a desastres naturais e a situações extremas, como sejam a ocorrência de cheias e a passagem de tufões. O subdirector dos Serviços de Alfândega diz que as viaturas deverão ser colocados ao serviço da população no início do próximo ano.

Os Serviços de Alfândega vão adquirir veículos anfíbios com o objectivo de potenciar as operações de resgate e salvamento aquando de situações extremas, como sejam a ocorrência de cheias ou a passagem de tufões pelo território.

A novidade foi ontem avançada pelo subdirector do organismo à margem de um exercício que simulou a avaria de uma viatura em pleno Posto Fronteiriço das Portas do Cerco. Ng Kuok Heng explicou à antena da TDM que a eficácia dos veículos anfíbios é amplamente superior à das embarcações e motos de água utilizadas durante a passagem do tufão Mangkhut pelo território, a 16 de Setembro último.

De acordo com o subdirector dos Serviços de Alfândega, por estarem munidos de rodas, os veículos anfíbios são mais eficazes quando os níveis de água baixam, uma vez que as motos de água acabam por ter que ser removidas através de meios de locomoção auxiliares. Os Serviços de Alfândegas estimam que os novos veículos possam ser colocados ao serviço da Corporação no início do próximo ano.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.