Hong Kong recusou renovar visto a correspondente do Financial Times

 

Com mais de trinta anos de carreira, Victor Mallet assumiu, em Agosto, o papel de mediador numa palestra que teve como protagonista o líder do Partido Nacional de Hong Kong, Andy Chan. Para a Human Rights Watch, a rejeição do visto de trabalho para Mallet é exemplificativa da intolerância crescente relativamente a opiniões divergentes das autoridades.

O Financial Times revelou esta sexta-feira que a vizinha Região Administrativa Especial de Hong Kong recusou renovar o visto de trabalho de um editor do jornal, que assumiu, em Agosto, o papel de mediador de uma palestra de um activista pró-independência daquele território.

“As autoridades de Hong Kong rejeitaram o pedido de renovação do visto de trabalho de Victor Mallet, editor do serviço Ásia do Financial Times”, disse uma porta-voz do jornal a partir da sede em Londres. “Esta é a primeira vez que temos esta situação em Hong Kong, e não recebemos qualquer justificação para a rejeição” da renovação do visto, indicou. O departamento de Imigração da antiga colónia britânica escusou-se a comentar o caso.

Mallet, um experiente jornalista, é vice-presidente do Clube de Correspondentes Estrangeiros em Hong Kong (FCC, sigla em inglês). O organismo desencadeou forte controvérsia depois de ter decidido organizar uma palestra com Andy Chan, líder do Partido Nacional de Hong Kong, formação pró-independência.

O partido foi ilegalizado a 24 de Setembro passado, numa decisão sem precedentes anunciada pelo secretário para a Segurança, John Lee Ka-chiu.

O Clube de Correspondetes Estrangeiros recusou ceder ao pedido do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês de cancelar a palestra, reiterando como prioridade a defesa da liberdade de expressão.

Este pedido, o primeiro deste tipo desde 1997, data da transferência de soberania do Reino Unido para a China, surge numa altura em que Pequim continua a reforçar o domínio sobre Hong Kong que, ao abrigo da lei básica local, goza de liberdade de expressão e poder judicial independente.

Maya Wang, da organização não-governamental Human Rights Watch, afirmou, em comunicado, que a rejeição do visto de trabalho para Mallet era “chocante e sem precedentes”, mostrando uma intolerância crescente relativamente a opiniões divergentes das autoridades.

Victor Mallet, de 58 anos, é jornalista há mais de três décadas na Ásia, Europa, Médio Oriente e África. Foi um dos convidados da última edição do Festival Literário “Rota das Letras”, realizada em Março.

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.