Vietname. Secretário-geral do Partido Comunista nomeado Presidente

Nguyen Phu Trong sucede, na presidência do Vietname, a Tran Dai Quang, que morreu em Setembro, vítima de uma doença viral. É a primeira vez que o cargo de Presidente, amplamente protocolar, é ocupado pelo Secretário-Geral do Partido desde a década de 60.

O Partido Comunista do Vietname, no poder, nomeou o secretário-geral como candidato único à presidência do país, sucedendo ao Presidente Tran Dai Quang, que morreu no mês passado.

De acordo com um comunicado do Governo de Hanói, publicado no portal oficial do Executivo na quarta-feira à noite, os membros do comité central do partido decidiram, por unanimidade, nomear o “camarada Nguyen Phu Trong” para o cargo.

Se a nomeação for aprovada pela Assembleia Nacional vietnamita, Trong, de 74 anos, vai ser o primeiro líder do Vietname a ocupar os dois cargos desde o antigo Presidente Ho Chi Minh, nos anos 1960. O ex-chefe de Estado Tran Dai Quang, de 61 anos, morreu em Setembro, na sequência de uma doença viral.

O economista Le Dang Doanh, antigo conselheiro económico do Governo, afirmou fazer sentido unificar a posição de grande poder do secretário-geral do partido com o papel fundamental protocolar do Presidente, mas defendeu a necessidade de existir um mecanismo de controlo do poder: “A questão aqui é ser necessário existir um mecanismo de supervisão do poder para evitar abusos de poder, se o poder estiver demasiado concentrado num indivíduo”, disse à agência de notícias Associated Press.

Antigo ideólogo do partido, Trong foi eleito para o politburo em 1997, altura em que ocupou o cargo de chefe do Partido Comunista em Hanói e presidente da Assembleia Nacional, antes de ser promovido a secretário-geral em 2011. Foi reeleito para mais um mandato de cinco anos em Janeiro de 2016.

O Vietname lançou uma campanha contra a corrupção que levou à detenção de dezenas de funcionários e responsáveis partidários desde 2016, já durante o mandato de Trong.

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.