Automobilismo. Diana do Rosário e Naomi Zhang fazem história em Ningbo

Depois de se ter tornado, em Xangai, a primeira piloto a disputar uma etapa da Blancpain GT Series Asia, a piloto macaense vai de novo asssinar um feito histórico no próximo fim-de-semana, em Ningpo. Rosário vai formar com a chinesa Naomi Zhang a primeira equipa cem por cento feminina a disputar uma prova de GT na República Popular da China.

A macaense Diana do Rosário deve entrar para a história do desporto automóvel no próximo fim-de-semana, ao integrar a primeira equipa cem por cento feminino a disputar uma etapa da Blancpain GT Series Asia, uma das principais provas asiáticas de GT.

A piloto do território vai disputar a última etapa da competição ao lado de Naomi Zhang, competidora da República Popular da China que em 2009 brilhou no âmbito do Asian GT Masters. A derradeira etapa da edição de 2018 da Blancpain GT Series Asia disputa-se no Circuito Internacional de Ningbo, com a dupla Rosário-Zhang a fazer-se ao asfalto ao volante de um Mercedes-AMG GT4 da equipa Craft Bamboo Racing. Para a piloto macaense, trata-se de um regresso às pistas no âmbito da competição, depois de há pouco mais de um mês ter disputado a etapa de Xangai da Blancpain GT Series Asia ao lado de James Tang numa viatura da AMG Driving Academy Team LSH Motorsport.

Agora, a antiga campeã nas lides da Formula Ford Campus vai competir ao lado de Zhang. A piloto da República Popular da China já disputou esta temporada provas de três campeonatos distintos: a Audi R8 LMS Cup, o Ferrari Challenge Asia Pacific e o GT Masters Asia.

Para além de entrarem para a história no âmbito da Blancpain GT Series Asia, Rosário e Zhang constituem também a primeira tripulação cem por cento feminina no âmbito de uma prova de GT disputada na República Popular da China.

Rosário, que já fez história em Xangai no mês passado, ao tornar-se a primeira piloto a disputar uma etapa da Blancpain GT Series Asia, destaca o feito, até porque o desporto automóvel continua a ser dominado quase que por inteiro por pilotos do sexo masculino: “Há muito mais mulheres a competir ao mais alto nível, mas o desporto automóvel continua a ser dominado pelos homens e este domínio faz-se sentir por todo o mundo. O facto de duas mulheres se estarem a prepatar para competirem juntas no próximo fim-de-semana é um passo significativo, não apenas na Ásia, mas a nível global”, salienta a piloto macaense.

“A possibilidade de competir em Xangai foi para mim uma oportunidade fantástica, mas tanto o carro como a competição eram para mim algo de muito novo. Vou trabalhar de perto com a Naomi antes e durante o fim-de-semana para assegurar que, enquanto equipa, estaremos o melhor preparadas possível. Adorariamos ser as primeiras mulher a vencer uma corrida da Blancpain GT Series Asia ou, pelo menos, a subir ao pódio. Seria um feito incrível, mas estamos bem cientes da qualidade e do nível do GT4, por isso o nosso objectivo primário passa por dar e por fazer o nosso melhor”, admite Diana do Rosário em declarações ao portal electrónico da competição.

As duas últimas provas da Blancpain GT Series Asia, com 60 minutos cada, disoputam-se no sábado e no domingo, no Circuito Internacional de Ningbo. As duas corridas têm transmissão em directo no portal electrónico da Blancpain GT Series Asia.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.