Sulawesi. Uma desgraça nunca vem só

Depois de dois violentos sismos e de um maremoto, um vulcão. A sorte parece ter abandonado a ilha indonésia de Sulawesi, onde esta manhã o Soputan – um dos vulcões mais activos do mundo – entrou em erupção. As autoridades indonésias já estabeleceram um perímetro de segurança de quatro quilómetros ao redor da montanha.

O vulcão Soputan entrou esta quarta-feira em erupção no norte da ilha indonésia de Sulawesi, menos de uma semana depois da ilha ter sido afectada por dois sismos, seguido de tsunami. Os desastres naturais causaram mais de 1.200 mortos.

As autoridades indonésias já elevaram o nível de alerta para 3, numa escala de 4, e estabeleceram um perímetro de segurança de quatro quilómetros ao redor da cratera do vulcão. O Sotopan é um dos vulcões mais ativos do mundo, informou a agência de prevenção de desastres, BNPB.

Uma coluna de fumo e cinzas de quatro mil metros de altura move-se agora para oeste do vulcão, indicou a mesma agência. Na sexta-feira, um terramoto de magnitude 7,5 graus na escala de Richter, seguido do tsunami, devastou a parte ocidental da ilha, onde as autoridades já contabilizaram pelo menos 1.234 mortos. A maior parte das vítimas morreu em Palu, cidade de 350 mil habitantes e que foi a mais atingida pela catástrofe natural.

Neste momento, quase 200 mil pessoas precisam de ajuda humanitária urgente, incluindo milhares de crianças, advertiu o Gabinete de Coordenação de Assistência Humanitária da ONU (OCHA, sigla em inglês). Estima-se que 66.000 casas tenham sido destruídas.

Desde então, os sobreviventes têm-se confrontado com a falta de água potável e alimentos: “Embora o governo e as organizações de emergência trabalhem incansavelmente para fornecer assistência vital, as necessidades continuam imensas”, afirmou o porta-voz do OCHA, Jens Laerke, num comunicado divulgado na terça-feira.

A Austrália anunciou já a atribuição de ajuda humanitária ao país no valor de 3,1 milhões de euros, para cobrir apoio médico de emergência durante um período inicial de 21 dias.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.