Mike Pompeo tem encontro marcado com Kim Jong-un

O líder norte-coreano e o secretário de Estado norte-americano vão reunir.-se no próximo domingo, na capital norte-coreana, com o propósito de procurar acelerar o processo de desnuclearização do regime de Pyongyang. Pompeo vai ainda visitar o Japão, a Coreia do Sul e a China no âmbito da deslocação.

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, vai encontrar-se com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, no domingo, para tentar acelerar o processo de desnuclearização do regime de Pyongyang.

O anúncio foi esta terça-feira efectuado pelo Departamento de Estado norte-americano, com a sua porta-voz, Heather Nauert, a afirmar que o chefe da diplomacia dos Estados Unidos da América vai também visitar o Japão, a Coreia do Sul e a China.

Pyongyang já advertiu Washington que uma eventual declaração de fim da Guerra da Coreia não pode ser moeda de troca nas negociações sobre desnuclearização, mas o fim das sanções ao país poderá ser um passo nesse sentido.

A agência de notícias oficial norte-coreana emitiu um comunicado mencionando que Pyongyang tomou medidas significativas para acabar com as relações hostis entre os dois países, mas que os EUA estão a “tentar subjugar” o país através de sanções. Se Washington pretende progressos na desnuclearização norte-coreana deve suspender as sanções, lê-se no comunicado.

Os Estados Unidos recusaram categoricamente até agora qualquer alívio das sanções internacionais. Washington quer primeiro ver o fim da desnuclearização da península e que esta seja verificada de forma independente.

A Guerra da Coreia (1950-53) terminou com a assinatura de um armistício, mas nunca foi assinado um tratado de paz, por isso os dois países continuam tecnicamente em guerra.

Em 12 de Junho deste ano, o Presidente dos Estados Unidos e o líder norte-coreano reuniram-se em Singapura numa cimeira de contornos históricos. Esta reunião entre Trump e Kim foi a primeira entre líderes destes dois países após quase 70 anos.

Donald Trump já revelou que espera realizar, em breve, um segundo encontro com Kim Jong-un.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.