Bispos chineses participam no Sínodo que arranca amanhã

A confirmação de que dois epíscopos da República Popular da China vão participar, pela primeira vez, no Sínodo dos Bispos, foi dada pelo secretário-geral do organismo, o cardeal Lorenzo Baldisseri. A presença dos dois bispos entre os 267 que participam na iniciativa é o resultado de um convite que foi endereçado pelo Papa Francisco.

Dois bispos chineses vão participar pela primeira vez no Sínodo dos bispos, tendo obtido a permissão das autoridades, após a recente assinatura de um acordo provisório entre a China e o Vaticano.

A participação dos bispos chineses foi confirmada esta segunda-feira pelo cardeal Lorenzo Baldisseri, secretário-geral do Sínodo – a Assembleia dos Bispos que se reúne periodicamente para tratar de questões importantes para a Igreja -, durante a apresentação da próxima reunião que decorre de 3 a 28 de Outubro, no Vaticano, e que tem como tema “juventude, fé e discernimento vocacional”. De acordo com Baldisseri, a presença destes dois bispos entre 267 participantes no Sínodo ocorreu por convite do papa Francisco

A presença de dois bispos chineses no Vaticano tem um forte simbolismo, por representar o desanuviar das tensões entre a República Popular da China e a Santa Sé, depois da assinatura, em Pequim, de um acordo provisório para a nomeação de bispos, principal motivo do conflito entre os dois Estados.

Os laços diplomáticos entre a República Popular da China e o Vaticano são inexistentes desde 1951, após a excomunhão por parte de Pio XII de dois bispos designados por Pequim, facto ao qual as autoridades chinesas responderam com a expulsão do núncio apostólico, que se estabeleceu na ilha de Taiwan.

A República Popular da China, por sua vez, não reconhece o papa e tem a sua própria Igreja Católica Patriótica desde 1949, quando Mao Zedong estabeleceu a República Popular da China.

No entanto, as relações bilaterais entre a China e o Vaticano registaram uma certa reaproximação no início do pontificado de Francisco e as partes expressaram, em várias ocasiões, disponibilidade para melhorar os laços.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.