Sulawesi. Maremoto fez pelo menos 30 mortos e 21 feridos

O maremoto que ontem varreu as cidades indonésias de Palu e Donggala, na ilha de Sulawesi, terá feito pelo menos 30 mortos e 21 feridos. Os números são avançados por fonte clínica. O tsunami deixou a zona sem comunicações e sem abastecimento de electricidade.

Pelo menos 30 pessoas morreram e 21 ficaram feridas após um terramoto de magnitude 7,5 e um tsunami terem atingido a Indonésia na sexta-feira, de acordo com fontes hospitalares citadas hoje pela agência de notícias Efe.

O chefe da Associação dos Médicos da Indonésia na Província Central de Celebes (Sulawesi, em indonésio), Komang Adi Sujendra, indicou o número de vítimas num vídeo publicado pela organização nas redes sociais.

Os municípios de Palu e Donggala, na ilha de Sulawesi, foram aqueles que sofreram maior impacto do sismo e do tsunami. O maremoto e o tremor destruíram também as comunicações e a rede eléctrica na região.

Técnicos de telecomunicações e transporte aéreo chegaram nesta manhã num helicóptero militar ao aeroporto Mutiara, de Palu. A infra-estrutura foi fechada na sexta-feira, depois de ter sido danificada pelo terramoto, disse o porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho.

Na sexta-feira, o mesmo porta-voz deu conta que as comunicações com a zona atingida estão em baixo e que as operações de salvamento estavam a ser dificultadas pelo cair da noite. Dois sismos abalaram a ilha indonésia, com magnitudes de 6,1 e 7,5.

O sismo mais forte, às 18:02 locais de sexta-feira, ocorreu a uma profundidade de 10 quilómetros, e a 56 quilómetros a nordeste de Donggala, de acordo com o centro geológico norte-americano (USGS, na sigla em inglês).

A Indonésia é frequentemente afectada por sismos por se encontrar no “Anel de Fogo do Pacífico”, um círculo de vulcões e falhas sísmicas na bacia do Pacífico. Os terramotos que assolaram a ilha indonésia de Lombok no final de Julho e em Agosto já tinham causado pelo menos 555 mortos e cerca de 1.500 feridos.

A ilha turística, situada ao lado de Bali, foi atingida por dois fortes terramotos a 29 de Julho e a 5 de Agosto, seguidos por réplicas, e de um novo sismo de magnitude 6,9 a 19 de Agosto.

Em Dezembro de 2004, um sismo de magnitude 9,1 ao largo de Sumatra, no oeste da Indonésia, provocou um tsunami que matou 230 mil pessoas numa dezena de países.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.