Malásia detém quase uma centena de chineses suspeitos de fraude

 

Os detidos são suspeitos de defraudar por via telefónica cidadãos da República Popular da China, através do recurso ao modus operandi conhecido como “Macau scam”. Para além de ter detido 93 cidadãos chineses e seis malaios, a polícia da Malásia apreendeu ainda 169 telemóveis e 114 computadores.

As forças de segurança da Malásia informaram esta sexta-feira que 93 cidadãos chineses e seis malaios foram detidos sob suspeita de estarem envolvidos num esquema de fraude por telefone que burlava pessoas na República Popular da China. O esquema é conhecido na Malásia por “Macau Scam” e é frequente naquele país do Sudeste Asiático.

As detenções foram realizadas na quarta-feira durante uma operação policial num centro de atendimento telefónico numa área de escritórios de luxo em Kuala Lumpur, capital da Malásia, disse o chefe de investigação criminal, Amar Singh. Entre os detidos está um malaio de 14 anos de idade. A polícia também confiscou 169 telemóveis e 114 computadores.

A polícia da Malásia está a trabalhar com as forças de segurança chinesas para determinar a quantidade exacta de perdas infligidas pela rede de burlões. Em casos anteriores, a Malásia deportou os chineses suspeitos de cometerem as burlas.

Centros de atendimento similares têm sido criados um pouco por toda a Malásia, com a polícia a desmantelar vários grupos organizados no sul do estado de Johor nas últimas semanas, afirmou Amar Singh.

O investigador disse que a polícia malaia se reuniu recentemente com as suas congéneres em Singapura e Hong Kong para discutir formas de combate ao cibercrime.

Já as autoridades em Hong Kong relataram recentemente um único caso que envolveu perdas de 95 milhões de ringgit – qualquer coisa como 20 milhões de euros – num esquema similar sediado na Malásia.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.