Indonésia. Capital de Sulawesi atingida por tsunami

O maremoto fez-se sentir após a ilha ter sido atingida por um tremor de terra de magnitude 7.5 na escala de Richter. Um primeiro abalo tinha já vitimado uma pessoa e deixado outras dez feridas. O impacto do maremoto é ainda desconhecido.

A cidade indonésia de Palu, na ilha de Sulawesi, foi esta tarde atingida por um maremoto depois do mais extenso arquipélago do mundo ter sido abalado por um poderoso abalo sísmico, com uma magnitude de 7.5 na escala de Richter.

Capital da província de Sulawesi, Palu é uma cidade costeira com uma população de cerca de 350 mil habitantes. Um vídeo gravado com um telemóvel e divulgado pela televisão indonésia mostra o momento em que uma onde de grandes dimensões varre as ruas da cidade. A gravação mostra várias pessoas que tentam escapar à fúria das águas.

De acordo com a Associated Press, a Agência Meteorológica, Geofísica e Climatológica da Indonésia lançou um alerta de tsunami em que dava conta da possibilidade de ondas com uma amplitude de até três metros, mas acabou por retirar o aviso. O maremoto atingiu a cidade aparentemente depois do alerta ter sido removido.

Com epicentro a cerca de 80 quilómetros da cidade, o abalo seguiu-se a um primeiro sismo de magnitude 6.1 que se fez sentir ao final da manhã na mesma região. Este primeiro terremoto terá provocado a morte a pelo menos a uma pessoa e deixado uma dezena de outras feridas. O sismo derrubopu ainda vários edifícios em Palu e noutras localidades, tendo-se prolongado por cerca de dez segundos, de acordo com as autoridades indonésias.

Pelo menos 557 pessoas morreram e quase 400 mil ficaram desalojadas depois da ilha de Lombok ter sido afectada por quatro tremores de terra no perído de apenas 20 dias. O impacto do tsunami é ainda desconhecido.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.