A principal operadora de telecomunicações do território já está a testar tecnologia fornecida pela Huawei desde Junho último. Os responsáveis pela empresa estão convictos que vão conseguir lançar o serviço em Macau ao mesmo tempo que a nova tecnologia de rede é implementada em países como a China e a Coreia do Sul.
A Companhia de Telecomunicações de Macau (CTM) anunciou esta quinta-feira que pretende iniciar a comercialização da rede móvel de quinta geração (5G) em 2020. A nova tecnologia, adiantou a empresa, encontra-se já a ser testada desde Junho. Os testes deverão prolongar-se até Dezembro próximo.
A tecnologia é fornecida pela gigante chinesa de telecomunicações Huawei, que, em Março, anunciou o lançamento do primeiro ‘smartphone’ com conectividade 5G no próximo ano.
Em declarações aos jornalistas, o vice-presidente dos Serviços de Rede da CTM, Declan Leong, disse que a China e a Coreia do Sul vão ser os pioneiros na implementação deste serviço. Macau, assegura, tem capacidade para avançar ao mesmo ritmo.
Por seu lado, o presidente executivo da CTM, Vandy Poon, destacou que a velocidade da futura rede 5G pode ser “100 vezes superior” à alcançada numa ligação 4G.
Sem avançar um número sobre o investimento, Vandy Poon afirmou que a empresa está neste momento em negociações com o Governo para obter a licença, um dos “elementos-chave” para o “bom desenvolvimento” da nova rede, a par das condições para a instalação dos equipamentos.
Leave a Reply