A subida surge no encalço da decisão tomada na quarta-feira pela Reserva Federal dos Estados Unidos da América, que aumentou a taxa de referência. No território a subida traduziu-se pela subida das taxas de juro em quarto de ponto percentual, para os 2,5 por cento.
A Autoridade Monetária de Macau (AMCM) subiu hoje a taxa de juro em um quarto de ponto percentual, para 2,5 por cento, sendo este o terceiro aumento da taxa de referência neste ano.
Esta decisão, explicou a AMCM em comunicado, foi tomada depois do anúncio do aumento desta taxa pela Reserva Federal (Fed) dos Estados Unidos, na quarta-feira.
A pataca encontra-se indexada ao dólar de Hong Kong e, por essa via, ao dólar norte-americano: “Com a finalidade de salvaguardar o funcionamento eficaz do regime de indexação cambial da pataca ao dólar de Hong Kong, é justificada a uniformização, em princípio, da evolução da política da taxa de juros”, justificou assim a subida a Autoridade Monetária, organismo que assume o estatuto de banco central no território.
“A taxa de juro do mercado monetário local mostrou uma tendência ascendente relativamente notória” lê-se no comunicado. No primeiro semestre do ano a taxa de juro básica aumentou 50 pontos-base.
O Governo avisou ainda para a possibilidade de as taxas de juro dos empréstimos bancários poderem subir ainda mais, de forma gradual, o que vai implicar um aumento nas prestações dos empréstimos.
Por esta razão, o executivo insta o sector bancário a “proceder à avaliação da sua situação de funcionamento, face aos impactos emergentes da evolução da taxa de juros, assegurando uma boa gestão dos potenciais riscos”.
Leave a Reply