O artista plástico, de 35 anos, estreia-se em nome individual nas galerias portuguesas com a mostra “Momento Único”. O certame, que é esta quinta-feira inaugurado, propõe-se incentivar à reflexão sobre a passagem do tempo e vai permanecer patente na galeria do Museu do Oriente até 18 de Novembro.
Sete instalações com milhares de peças sobre momentos únicos no tempo compõem a primeira exposição a solo de Lai Sio Kit em Portugal. A mostra é inaugurada esta quinta-feira, no Museu do Oriente, em Lisboa.
Intitulada “Momento Único”, a exposição de Lai Sio Kit vai ser inaugurada às 18:30, e ficará patente até 18 de Novembro, de acordo com um comunicado do Museu.
Adaptadas ao espaço da galeria do Museu do Oriente, as instalações combinam diferentes linguagens artísticas para expressar a passagem do tempo e as suas marcas.
Formadas por milhares de rectângulos de tela pintada a óleo, cada instalação é concebida e montada como um enorme painel de azulejos, objetos que permitem ao artista “reflectir sobre a forma como o tempo existe nas cidades”: “Alguns partidos, alguns esbatidos e outros com vestígios de musgos, tudo isso acontece por causa do tempo. E o processo de pintar cada azulejo é também o processo em que eu experiencio o tempo. Mais tarde, juntando os momentos de tempo, eu crio um espaço de tempo próprio”, diz o artista, citado pelo texto de apresentação da mostra.
Formado pela Central Academy of Fine Arts de Pequim, Lai Sio Kit – nascido em Macau, em 1983 – já expôs local e internacionalmente. Entre os prémios que conquistou, destaca-se o Prémio Fundação Oriente para as Artes Plásticas, na edição de 2012.
Coincidindo com o início desta exposição, e tendo Macau como foco, realiza-se também “Memórias de Macau”, uma visita temática à exposição “Presença Portuguesa na Ásia”.
Esta iniciativa, de entrada gratuita, está integrada nas comemorações das Jornadas Europeias do Património que, este ano, estão subordinadas ao tema “Partilhar Memórias”.
Leave a Reply