Gripe. Alexis Tam foi à pica para encorajar residentes

No mesmo dia em que os Serviços de Saúde deram a conhecer três casos de infecção colectiva pelo vírus da gripe, o secretário para os Assuntos Sociais e Cultura submeteu-se à administração do vacina contra o vírus da influenza. A iniciativa teve por objectivo incentivar os residentes do território, sobretudo os de alto risco, a prevenirem-se através da vacinação.

Sete idosos e 22 alunos de dois estabelecimentos de ensino do território foram submetidos a tratamento médico em várias instituições de saúde locais, depois de terem adoecido com sintomas de gripe, anunciou esta segunda-feira a Direcção dos Serviços de Saúde, num comunicado em que dá conta da detecção de três casos de infecção colectiva com o vírus da influenza.

O primeiro caso foi diagnosticado em sete pacientes cdo Asilo Betânia, na Avenida do Conselheiro Borja, com idades compreendidas entre os 58 e os 90 anos.

Um outro caso, diagnosticado no Colégio do Perpétuo Socorro Chan Sui Ki, na Travessa dos Bombeiros, envolveu dez meninos e quatro meninas com idades compreendidas entre os 2 e os 3 anos. O terceiro caso foi descoberto na Escola de Aplicação Anexa à Universidade de Macau, tendo afectado oito alunos do estabelecimento de ensino.

No final da semana passada os pacientes apresentaram sintomas de infecção do tracto respiratório superior, nomedamente febre e tosse. Os doentes foram submetidos a tratamento e não houve registos de casos graves, pelo que não foi decretada a necessidade de internamento hospitalar.

Apesar de nenhum dos três focos de infecção ter envolvido casos graves, os Serviços de Saúde voltaram esta segunda-feira a fazer a apologia da vacinação. O secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, Alexis Tam e do Director dos Serviços de Saúde, Lei Chin Ion, foram dois dos dirigentes que se submeteram à administração da vacina contra a gripe “de modo a incentivar e apelar aos grupos de alto risco que se devem vacinar, o mais cedo possível, de modo a criar uma forte barreira imunológica contra a gripe”, adiantam os Serviços de Saúde em comunicado.

A Direcção dos Serviços de Saúde encomendou 150 mil doses de vacina quadrivalente antigripal para o período 2018-2019, uma quantidade tida pelo organismo como suficiente para cobrir as necessidades dos residentes do território.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.