Criptomoeda. Frederico dos Santos Rosário detido pela Polícia Judiciária

O empresário é suspeito de ter agido de forma a enganar mais de sete dezenas de investidores, no âmbito de um esquema de investimento em moedas virtuais que terá custado a quem nele investiu quase 15 milhões de patacas. Rosário chegou a apresentar queixa contra Dennis Lau, empresário de Hong Kong a quem se terá associado, mas a Polícia Judiciária acredita que o empresário tenha agido em conluio com Lau.

O empresário Frederico dos Santos Rosário foi esta segunda-feira detido pela Polícia Judiciária, num âmbito de um caso de fraude com criptomoeda no valor total de 14,2 milhões de patacas que terá lesado mais de sete dezenas de investidores.

De acordo com a polícia de investigação do território, Rosário, de 34 anos, é suspeito de ter agido de forma a enganar os investidores no âmbito de esquema de investimento em moeda virtual feito em cooperação com um empresário de Hong Kong.

No dia 1 de Agosto, o empresário convocou uma conferência de imprensa em que deu conta de que tencionava apresentar queixa junto da Polícia Judiciária contra a Genesis Hong Kong Limited, do empresário Dennis Lau, afirmando ter sido lesado neste esquema.

Fotografia: Ou Mun Tin Si Toi/TDM

Contudo, a Polícia Judiciária suspeita agora que o empresário é efectivamente sócio de Lau e que, os dois conseguiram captar investidores em Macau com a promessa de “um investimento de baixo risco com elevados lucros”, com uma profitabilidade da ordem dos 25 por cento ao mês.

De acordo com a imprensa local, mais de sete dezenas de pessoas foram alegadamente lesadas ao adquirirem as moedas virtuais em questão. A conselheira das comunidades portuguesas Rita Santos, mãe de Frederico dos Santos Rosário, terá sido uma das burladas.

As autoridades de Macau alertaram, no dia 7 de Agosto, contra o uso das moedas virtuais, designações pecuniárias que não têm validade legal em Macau.

A Autoridade Monetária de Macau (AMCM) alerta, de novo, que a moeda virtual (…) não é uma moeda legal nem um instrumento financeiro, pelo que os residentes em geral devem ter cuidado com eventuais fraudes que essa moeda virtual possa envolver”, referiu aquela entidade, em comunicado.

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.