Armamento. Pequim condena sanções de Washington

As autoridades chinesas contestaram esta sexta-feira as sanções impostas pelos Estados Unidos ao Departamento de Desenvolvimento de Equipamentos do Ministério da Defesa chinês. Em causa está a aquisição, por parte de Pequim, de caças e sistemas de defesa aérea russos.

O Governo chinês condenou hoje as sanções impostas pelos Estados Unidos da América contra a compra de armamento russo, que incluem o congelamento de activos do Ministério Chinês da Defesa, numa altura de fortes tensões comerciais entre Pequim e Washington.

“O gesto dos Estados Unidos da América viola seriamente os princípios fundamentais das relações internacionais e afecta gravemente as relações entre os dois países e os seus exércitos”, disse Geng Shuang, porta-voz do ministério chinês dos Negócios Estrangeiros.

Geng revelou que Pequim apresentou já um protesto formal a Washington: “Exigimos aos Estados Unidos que corrijam este erro, imediatamente, e retirem as chamadas sanções, caso contrário, irão sofrer consequências”, alertou.

No mesmo dia, Moscovo acusou Washington de “brincar com o fogo” e ameaçar a “estabilidade mundial”. Sobre a compra de armamento à Rússia, o porta-voz chinês lembrou que aquele país é “um parceiro estratégico” de Pequim.

A cooperação com Moscovo visa defender os “interesses legítimos de ambos os países” e a “paz e estabilidade regionais”, sem visar “nenhum país terceiro”, garantiu.

Washington impôs sanções contra o ministério da Defesa da China por comprar mísseis e aviões militares russos. É a primeira vez que os Estados Unidos da América penalizam um organismo estrangeiro por manter negócios com a Rússia.

A administração de Donald Trump justificou a medida com a necessidade de aumentar a pressão sobre Moscovo e as suas “actividades malignas”.

As sanções financeiras atingem uma unidade chave do ministério chinês da Defesa, o Departamento de Desenvolvimento de Equipamentos, e o seu director, Li Shangfu.

Em causa está a compra de aviões de caça Su-kh Su-35, no final de 2017, e equipamentos do sistema de defesa aérea russo S-400, no início de 2018.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.